A caspa não é apenas um problema estético. Ela pode causar uma coceira muito forte e, com isso, provocar feridas e uma irritação no couro cabeludo. O quadro pode evoluir para consequências piores, como a dermatite seborreica (inflamação) e por isso é necessário muito cuidado.
Essa condição pode causar dificuldades sociais e problemas de autoestima. Os principais fatores que motivam o aparecimento da caspa são o histórico genético, a oleosidade excessiva no couro cabeludo, estresse, uso frequente de chapéus, acúmulo de cremes e produtos capilares, proliferação de fungos e uma higienização incorreta da região.
– Evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo;
– Diminua o uso de chapéus e bonés;
– Evite situações de estresse e ansiedade;
– Lave os cabelos, pelos menos, em dias alternados;
– Utilize shampoos com ativos seborreguladores, como a piroctona olamina e ácido salicílico;
– Não aplique o condicionador e máscaras de hidratação no couro cabeludo, apenas no comprimento do cabelo;
– Enxágue os fios com água morna ou fria.
Misture uma medida de vinagre com três medidas de água. Para aplicá-lo, primeiro lave seus cabelos com shampoo. Depois disso, aplique a mistura do vinagre com água em todo o couro cabeludo. Em seguida, enxágue.
O vinagre também pode ser aplicado diretamente no cabelo, basta envolvê-lo e deixá-lo agir durante toda a noite. Quando você se levantar, lave seus cabelos normalmente.
Massageie o couro cabeludo com o suco do limão e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave com shampoo. Esse tratamento pode ser feito diariamente até a caspa desaparecer.
Aqueça um pouco de azeite. Em seguida, aplique por meio de massagens no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos. Para finalizar, penteie e lave com shampoo.
Corte uma folha de babosa e aplique o gel no couro cabeludo. Deixe por alguns minutos. Em seguida, lave normalmente. A aplicação é diária, até a caspa desaparecer.
1 xícara de água (250 ml)
3 colheres de tomilho (30 gramas)
Ferva um copo de água com três colheres de sopa de tomilho seco por 10 minutos. Deixe esfriar e aplique nos cabelos limpos. Deixe agir por 5 minutos e volte a aplicar. Dessa vez, deixe que ele atue por 2 a 3 horas e, passado esse tempo, lave o cabelo normalmente.
Aplique a cerveja no cabelo e deixe descansar por algumas horas. A cerveja não só elimina a caspa, mas também deixa o cabelo brilhantes, devido à quantidade de nutrientes que possui.
O sal pode ser adicionado ao shampoo ou aplicado diretamente no couro cabeludo com massagem. O cabelo pode estar seco ou ligeiramente úmido. Você deve deixar atuar por 3 minutos e lavar o cabelo de maneira regular.
1 colher de sopa de mel (25 gramas)
1 ovo
Basta misturar uma colher de mel com um ovo. A máscara formada deve ser aplicada no couro cabeludo. Massageie por alguns minutos e lave. Esse procedimento também garante mais brilho aos cabelos.
Fazer uma massagem no couro cabeludo com uma pasta feita com polpa de abacate é um bom remédio para a caspa. A gordura natural do abacate hidrata o couro cabeludo seco e elimina a caspa.
1 aipo
2 xícaras de água (500 ml)
Ferva os talos e as folhas de aipo. Deixe esfriar. Em seguida, utilize essa água para fazer o último enxágue ao lavar os cabelos. Isso vai ajudar a remover as células mortas do couro cabeludo.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.