Provavelmente você conhece o agrião e já consumiu, tradicionalmente, como salada ou no suco .
Porém, o que poucos sabem é que a planta, além de nutritiva, traz diversos benefícios para o organismo.
Por isso, mais abaixo vamos aprender como fazer um xarope de agrião com mel que ajuda no tratamento de vários problemas de saúde.
O agrião é um vegetal amigo da saúde, pois contém vitaminas A, do complexo B, C, E, K, cobre, cálcio, potássio, fósforo e manganês.
Por isso, ajuda a aumentar a imunidade, prevenindo infecções no trato respiratório, como e garganta inflamada.
Também possui ação expectorante, descongestionante e fluidificante, que ajudam a remover o muco e catarro, além de aliviar o chiado nos pulmões.
Além disso, a lista de benefícios do agrião também inclui:
Estimula o apetite;Fortalece os ossos;Diurético;Elimina as enfermidades do sistema urinário;Limpa o fígado;Ajuda na digestão;Combate a prisão de ventre;Combate úlcera;Previne doenças cardiovasculares;Melhora a saúde dos olhos e da pele;Auxilia na depuração do sangue.O mel contém minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, zinco, fósforo e potássio.
Também estão presentes os ácidos orgânicos – acético e cítrico -, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E.
Além disso, contém uma variedade considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
O mel também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, por isso ajuda a estimular o sistema imunológico.
Dessa forma, combate as infecções por fungos, vírus e bactérias e alivia doenças respiratórias, como gripe, resfriado, tosse e dor de garganta.
Ao unir o agrião com mel, temos um excelente xarope para:
Gripe, resfriado e tosse;Rouquidão;Bronquite e sinusite;Asma;Nariz e garganta inflamada;Congestão nasal;Inflamações na boca;Cólica em adulto e crianças,Falta de ar e cansaço;Úlcera e gastrite;Dor no estômago;Má digestão;Diarreia ou intestino preso;Dor de ouvido.Coloque o agrião liquidificador, acrescente o agrião – devidamente higienizado -, o mel e bata bem.
Em seguida, transfira para uma panela, leve a mistura ao fogo brando, cozinhe até engrossar e obter uma consistência pastosa.
Sugestão de consumo: uma colher (sopa) após o café da manhã, almoço ou jantar por um período de cinco dias.