Dor de dente: a dor de dente é um dos principais sintomas de cárie, mas costuma surgir apenas em estágios mais avançados do problema. Quando elas chegam aos nervos, a dor pode ser constante e intensa.
Sensibilidade: por conta da interferência nos nervos, as cáries provocam alteração na sensibilidade dos dentes. O desconforto pode surgir com alimentos quentes ou frios, ou mesmo com o toque, em casos mais extremos.
Incômodo ao mastigar: seja por causa das dores ou da sensibilidade, os sintomas da cárie também costumam envolver dificuldade ao mastigar os alimentos.
Mau hálito: a presença de mau hálito é comum na condição por causa do acúmulo de alimentos nas lesões da boca, provocando o cheiro desagradável.
Inchaço nas gengivas: caso não sejam tratadas, as cáries podem atingir a polpa do dente, a raiz e as gengivas. Nesses casos, a inflamação pode provocar inchaço ou sangramento na área.
Buracos nos dentes: as cáries formam pequenos furos nos , provocando marcas perceptíveis por toque e visão.
O surgimento dos sintomas de cárie se dão a partir da falta de combate às bactérias da boca, por meio da higiene constante. Uma vez que as bactérias locais ajudam a destruir o esmalte do dentes, é importante removê-las para proteger os dentes.
Além disso, a produção saudável de saliva também ajuda a repor minerais que sustentam os dentes. Dessa maneira, condições de saúde que possam prejudicar a produção de saliva, como alguns tratamentos quimioterápicos ou variações de diabetes, podem promover cárie.
Condições particulares de composição da ou alteração na produção do esmalte do dente também podem favorecer a condição.
O dentista irá analisar os sintomas de cárie a partir da observação visual ou com explorador dental (ferramenta que se parece com um gancho). Dependendo dos casos, ele também pode pedir por exames de raios X ou corantes para visualizar as cáries.
O tratamento vai depender se a cárie está ou não ativa. Nos casos em que ela não provocou danos ao esmalte, por exemplo, é possível resolver com a aplicação de um revestimento de resina. Por outro lado, quando o esmalte está danificado, pode ser preciso restaurar os dentes.
Primeiramente, o dentista vai remover a parte afetada com brocas depois preencher o espaço com um obturação, que pode ser feita com metais ou de resinas na cor do dente. A primeira é mais resistente, mas mais visível; enquanto segunda é mais frágil e mais discreta.
Quando a cárie já avançou até a polpa do dente, a infecção pode ser tratada com um canal. Como o canal radicular liga a polpa do dente ao osso da , a desinfecção tem que ser minuciosa, com anestesia local e tratamento do dente comprometido.
Quando o assunto é cárie, os principais vilões da alimentação são alimentos com açúcar. Isso porque eles são transformados em ácidos rapidamente pelas bactérias da boca, agindo no local cerca de 20 minutos após o primeiro contato.
Além disso, refrigerantes e produtos processados ou com muito corante também ajudam a promover cáries. Da mesma maneira, alimentos cítricos e álcool também influenciam a acidez da boca, aumentando o risco de infecções.
Uma higiene bucal adequada e constante também ajuda a livrar a boca dos sintomas de cáries. Além da escovação duas vezes ao dia (e após as principais refeições), é fundamental utilizar o fio dental.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!