Se você reconhecer um desses sintomas, consulte um médico rápido. Confira como reconhecer a trombose venosa.
A dor ardente e forte na parte do corpo em que a trombose ocorre, não muito diferente da que causada por uma cãibra, é um sintoma evidente e que não pode ser subestimado.
Às vezes, a trombose venosa pode ocorrer após a cirurgia abdominal ou ortopédica, mas também como resultado de uma gravidez ou devido a um trauma que obrigou o membro a permanecer imóvel durante um longo período de tempo.
Como você pode imaginar, aqueles que correm maior risco e são mais vulneráveis são aqueles que seguem um estilo de vida não saudável, pessoas obesas e aqueles que,na história familiar, têm uma predisposição genética.
Entre os fatores etiológicos da trombose venosa podemos elencar um tromboembolismo venoso anterior, imobilização, devido à utilização de gesso ortopédico depois de um trauma ou lesão nas pernas, a terapia de substituição hormonal, a utilização de contraceptivos orais, a síndrome do anticorpo antifosfolipídio ou tumores, especialmente do pâncreas, do cérebro, ovário ou osso.
Entre os fatores hereditários, no entanto, podemos citar a falta de proteína S, a deficiência de proteína C,deficiência de antitrombina, e o fator V de Leiden, o que aumenta o risco de atingir uma trombose venosa profunda. Entre os outros fatores, existem níveis elevados de fator IX e os altos níveis de fibrinogénio, mas também a resistência à proteína C ativada.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!