Alguma vez você já ficou com receio de tirar o calçado perto de alguém com medo de um possível mau cheiro nos pés?
Popularmente é conhecido como chulé, mas na linguagem científica recebe o nome de bromidrose plantar.
O odor desagradável é consequência da decomposição da queratina que, junto com o suor, alimenta as bactérias que vivem naturalmente na região.
Entre os fatores que favorecem o aparecimento do chulé, estão:
Ficar por muito tempo com os pés cobertos por meias e calçados;Falta de higiene e cuidados com os pés;Usar meias e sapatos por vários dias consecutivos;Algumas doenças de pele ou fungo nas unhas.Por isso, se você está nessa situação, além dos cuidados diários com os pés, é necessário aplicar algum produto para ajudar a eliminar o mau odor.
Dessa forma, vamos te ensinar a fazer um spray anti-chulé bactericida, antifúngico e antisséptico.
Esse spray possui ação bactericida, antisséptica e antifúngica que ajuda a controlar o excesso de transpiração e os odores comuns nos pés (chulé).
Coloque os três ingredientes em um frasco spray e agite bem para misturar.
Borrife nos pés antes de calçar meia e sapato – também pode borrifar dentro dos calçados.
O bicarbonato de sódio age como um antifúngico e altera o pH das pele ou calçado, evitando a proliferação dos fungos e bactérias.
Também atua como desodorante, removendo o mau odor, tanto dos pés quanto dos sapatos.
O óleo de melaleuca possui propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, parasiticidas, germicidas e anti-inflamatórias.
Por isso é eficaz no combate aos fungos e bactérias que causam o mau cheiro nos pés, além de auxiliar no tratamento de fungo nas unhas e pé de atleta (frieira).
Já o álcool, além de servir como líquido base para o spray, ajuda a diminuir a flora bacteriana que prolifera quando há excesso de suor e causa mau cheiro.