Os remédios caseiros possuem uma ação mais natural para o corpo do que os remédios vendidos na farmácia. Uma outra vantagem é que eles também não causam nenhum tipo de dependência.
Por isso, os tratamentos naturais, tais como a valeriana, o lúpulo e a erva-cidreira, por exemplo, são excelentes alternativas para estimular o sono e combater a insônia.
Além dos remédios caseiros, também é aconselhado adotar outras medidas que facilitem o sono, como evitar ter luzes azuis no cômodo ou não realizar atividades estimulantes nos 30 minutos anteriores à hora de dormir.
Veja agora quais são os melhores remédios caseiros para o tratamento da insônia:
3 gramas de raiz de valeriana seca
300 ml de água
Coloque a água e a raiz de valeriana para ferver ao fogo médio por 10 a 15 minutos. Depois, retire do fogo e coe. Deixe amornar e beba 1 xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.
Além do chá, a valeriana também pode ser consumida na forma de suplemento, devendo ser ingerida na dose de 300 a 900 mg do extrato de 0,8%. Esta dosagem pode precisar ser adaptada por um fitoterapeuta ou médico, de acordo com a gravidade da insônia e outras características da pessoa.
Atenção: a valeriana deve ser utilizada com precaução em grávidas e pacientes com algum tipo de problema no fígado.
1 colher (de chá) de lúpulo
1 xícara de água fervente
Adicione o lúpulo à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois coe e tome a seguir, 30 a 60 minutos antes da hora de dormir.
Atenção: este chá não deve ser utilizado na gravidez sem supervisão de um médico ou fitoterapeuta.
2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira
500 ml de água fervente
Coloque a erva-cidreira num bule e cubra com água fervente. Tampe, deixe amornar e coe. Beba a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir. A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas. Nestes casos, a dose deve ser sempre adequada por um médico ou fitoterapeuta.
Atenção: a erva-cidreira não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação sem orientação do médico.
6 gramas de passiflora
1 xícara de água fervente
Junte a água com a passiflora e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixe esfriar, coe e beba cerca de 30 minutos antes de dormir. Muitas vezes, a passiflora pode ser adicionada no chá de valeriana, por exemplo, para obter um efeito mais forte.
Atenção: este chá deve ser evitado em mulher grávidas.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.