Perder cabelo é algo comum, pois é natural que cerca de 50 a 100 fios caiam da nossa cabeça diariamente. O problema é quando a quantidade que cai ultrapassa muito essa quantidade.
A queda de cabelo pode ter diversas causas como hormônios, falta de nutrição, problemas emocionais, envelhecimento, entre outros. Dessa forma, ela deve ser bem investigada por um profissional competente.
O tratamento só deve ser iniciado quando a causa é descoberta. Se o problema ocorrer devido a fatores simples, existe uma receita caseira que costuma funcionar de forma muito eficiente: o óleo de alho.
O alho é um maravilhoso ingrediente natural. Ele é excelente para o tratamento de infecções, principalmente as que acometem o aparelho respiratório, sendo eficaz para os resfriados, gripes e infecções de ouvido.
Além disso, é indicado para a tosse persistente, a bronquite, para a proliferação de bactérias e vírus e ainda para reduzir o muco. Graças a sua composição, que contém as vitaminas A, C e E, o alho ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Por ser capaz de eliminar bactérias e também fungos que enfraquecem os cabelos, o alho auxilia na saúde capilar, evitando a queda. Dessa forma, ele também auxilia no crescimento, já que promove a reestruturação dos fios.
A receita com o óleo de alho é eficaz para todos os tipos de cabelos e a aplicação é em todo o comprimento dos fios por duas horas. Mas calma! O seu cabelo não vai ficar com cheiro de alho após o tratamento, pois logo após esse tempo, o shampoo e o condicionador vão limpar os fios.
2 dentes grandes de alho
8 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
Ponha os ingredientes numa panela, ligue o fogo e esquente. Não é para ferver, apenas para aquecer o olho e o azeite. Quando você começar a sentir o cheiro de azeite (sem ferver, repetimos), o fogo já poderá ser desligado. Deixe o óleo esfriar e guarde-o num vidro escuro. Não utilize esse óleo no mesmo dia do preparo, mas sim, depois de 24 horas. Aplique duas vezes por semana em todo o comprimento do cabelo (da raiz às pontas) por 2 horas. Em seguida, lave bem com shampoo e condicionador.
Se for guardado fora da geladeira, esse óleo pode durar até um mês. Mas, dentro da geladeira, ele dura até dois meses.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.