Atualmente, há uma crescente preocupação com o consumo de alimentos saudáveis e frescos! Por isso, muitas pessoas não medem esforços para adquirir esse tipo de produto, mesmo que tenham que arcar com preços elevados. Agora, o que muita gente não sabe é que dá para ter hortaliças frescas em casa, sem precisar comprá-las toda semana. Basta fazer uma horta caseira!
Além disso, cultivar uma horta em casa é uma boa opção para quem deseja se livrar dos agrotóxicos! Mais do que economia no orçamento, a atividade pode ser terapêutica e até mesmo um momento de integração familiar. "As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir, desde novas, o hábito saudável de comer hortaliças. É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família", exemplifica o técnico agrícola Adejar Marinho.
Não importa se o quintal é pequeno ou se você mora em apartamento! Já que as hortaliças podem ser cultivadas qualquer lugar – seja em varandas, quintal ou corredor – desde que receba sol por pelo menos 5 horas, que é o mínimo necessário para o crescimento das plantinhas.
Outra dica é que o lugar precisa ter também proteção contra ventos fortes e frios. Dessa maneira, o cultivo pode ser feito em garrafas pet, baldes ou vasos, por exemplo. Entretanto, é importante sempre lembrar que o recipiente deve conter furos na parte de baixo e uma profundidade maior que 10 centímetros para que as raízes das plantas cresçam sem dificuldade.
Independentemente do recipiente escolhido para o cultivo de suas hortaliças, o ideal é que estejam localizados em um local com meia-sombra e que nunca fiquem totalmente expostos ao sol nos horários mais quentes.
"Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível e procurar hortaliças que se adaptam ao espaço reservado", acrescenta Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil.
Os tipos de hortaliças mais comuns são agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca. Além disso, plantas aromáticas são uma ótima aposta para ambientes internos. Por exemplo, cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão.
Um dos maiores argumentos para adotar uma horta caseira é o de livrar-se de agrotóxicos. Entretanto, fica surge uma nova dúvida: como fugir dos insetos, plantas daninhas e doenças?
É fácil: basta prestar atenção às necessidades de suas hortaliças ao invés de abolir todo invasor de sua horta. Assim, os insetos só devem ser controlados – seja de forma natural ou artificial –
apenas quando estão causando prejuízos às plantas, como é no caso das aranhas e escorpiões. Já as plantas indesejadas roubam nutrientes e fazem sombra, prejudicando as hortaliças. Portanto, devem ser arrancadas manualmente.
A fim de garantir a prosperidade da sua hortinha, invista em adubo caseiro! Para isso, faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos! Em seguida, tampe com terra e jogue água duas vezes por semana.
Por fim, para verificar se o adubo está pronto para ser usado, insira uma chapa estreita de metal até o fundo do recipiente e deixe por cerca de 10 minutos. Se, ao retirar a chapa, o metal estiver frio, o adubo pode ser usado na horta.
Agora, aperte o play e confira mais dicas valiosas para fazer a sua horta em casa!