O fôlego nada mais é do que a nossa capacidade de respiração. Diversos fatores podem influenciar neste aspecto, como a idade, sedentarismo, sobrepeso e doenças respiratórias. Geralmente, a capacidade respiratória e a função pulmonar diminuem naturalmente com o processo de envelhecimento, levando à perda de fôlego.
A perda do fôlego pode resultar em uma maior dificuldade para realizar diversas tarefas do dia, prejudicando a qualidade de vida. Isso influencia diretamente no nosso desempenho e disposição diária para realizar tarefas comuns, como passar um tempo com as crianças, fazer compras no supermercado, dançar em festas entre amigos e familiares, entre diversas outras atividades essenciais para o nosso bem-estar.
Portanto, selecionamos algumas técnicas para aumentar a capacidade respiratória e aumentar o fôlego, e com isso viver melhor no seu dia a dia.
Alguns exercícios e instruções podem ajudar a praticar a respiração diafragmática
O uso consciente do diafragma na respiração permite que 100% da capacidade pulmonar seja aproveitada. Quando isso ocorre, há um fortalecimento do diafragma e do pulmão, além de ajudar a promover uma respiração mais ampla e profunda.
Além disso, essa técnica de respiração promove outros benefícios, como o relaxamento corporal, alívio das tensões musculares, aumento da oxigenação no sangue, redução da pressão arterial e diminuição da frequência cardíaca. Inclusive, todos esses benefícios estão diretamente relacionados ao aumento do fôlego na rotina.
Para praticar a respiração diafragmática, você pode seguir essas instruções:
Primeiro, sente-se em uma cadeira ou deite-se de peito para cima, tentando se manter em uma posição confortável. Coloque a mão direita no peito e a mão esquerda na barriga, abaixo do umbigo. Inspire pelo nariz, contando até 3 segundos. Nesse momento, sinta sua barriga se expandir junto com a inspiração. Para se certificar de que está fazendo corretamente, concentre-se no movimento do abdômen e evite mover o peito o máximo que conseguir. Em seguida, expire lentamente pela boca, mantendo ela semi-aberta, por 3 segundos. Sinta seu abdômen se contraindo de acordo com a expiração. Repita a respiração completa (inspiração + expiração) por 10 vezes.
Você também pode experimentar as técnicas de respiração para diminuir os níveis de cortisol em picos de estresse e ansiedade.
Conheça os 3 melhores exercícios de respiração diafragmática!
Exercitar-se regularmente também é uma ótima forma de aumentar a capacidade pulmonar e, do mesmo modo, o fôlego. Os exercícios aeróbicos, ou treinos de "cardio", são aqueles que demandam o uso repetitivo dos músculos e promovem o aumento dos batimentos cardíacos e do fluxo sanguíneo.
Eles incluem atividades como caminhar, nadar, andar de bicicleta, correr, dançar e outros exercícios que podem ser feitos de forma repetitiva e acelerada.
Além de ajudar a melhorar o fôlego, esse tipo de atividade física ajuda a:
Acelerar a perda de calorias Fortalecer o coração Desenvolver maior resistência muscular Combater o colesterol e reduzir os riscos relacionados à pressão alta Melhorar o humor Retardar o envelhecimento
Para começar a incluir os exercícios aeróbicos na sua rotina, você pode separar 3 dias da semana para realizar uma caminhada ou corrida de 30 minutos. Você poderá comprovar, em menos de um mês, como a sua disposição e fôlego durante a rotina podem melhorar apenas com essa pequena mudança de hábito.
Aprenda a incluir 10 exercícios aeróbicos em casa sem equipamentos na sua rotina!
Fique sempre atento à sua postura durante o dia a dia
Hábitos de má postura, principalmente, relacionados à curvatura e inclinação corporal, também podem causar a perda do fôlego. Isso ocorre porque a má postura pode pressionar e impedir a expansão completa dos pulmões durante a inspiração de oxigênio, diminuindo a capacidade respiratória.
Uma postura desleixada também pode promover o uso excessivo da musculatura superior do peito, contribuindo com um desequilíbrio na mecânica respiratória normal.
Portanto, reeducar a postura e usar mesas e cadeiras ergonômicas durante o período de trabalho ou estudos, também é necessário para reduzir hábitos de má postura e permitir um uso completo da capacidade pulmonar.
Se você achar que sua perda de fôlego está associada à má postura, tente praticar estes 6 exercícios para melhorar a postura em casa.
Por fim, para ter uma maior resistência respiratória e física, você deve manter uma boa saúde em geral. Sendo assim, mantenha bons níveis de hidratação com a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia. Também, priorize manter um sono regular, equivalente a 7 ou 8 horas de sono por noite.
Além disso, tenha uma alimentação equilibrada e saudável, rica em nutrientes e vitaminas, que ajudem a fortalecer o sistema imune e promover a saúde do coração, pulmões, ossos e músculos.
Você poderá observar que, ao dedicar atenção à sua saúde, ajudará a melhorar sua qualidade de vida e sentirá uma maior vitalidade para realizar as atividades do cotidiano.