Conservar brócolis e couve-flor não é nenhum bicho de sete cabeças, então você não precisa se preocupar se acha que um maço é muita coisa, pode comprar sem problemas. Por aqui, você já aprendeu como higienizar couve-flor e brócolis em casa, e hoje vai aprender como conservar esses ingredientes de um jeito fácil. Vem que vamos te ensinar todos os t ruques para sempre ter brócolis e couve-flor fresquinhos!
O brócolis e a couve-flor são duas verduras que amargam com facilidade, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Porém, existem maneiras de evitar que isso aconteça, prolongando a validade desses alimentos.
Branquear algumas verduras e legumes fazem com que eles mantenham sua textura quando são descongelados. Se o brócolis e a couve-flor são congelados cru, quando eles são descongelados ficam moles e murchos, perdendo aquela consistência mais firme que muita gente adora.
Para que sua comida congelada fique com gostinho de comida fresca, o ideal é branquear essas verduras antes. Para isso, basta fervê-las por 2 minutos e, em seguida, imergir em água fria para parar o cozimento. Então é só congelar! Mas não esqueça que você precisa cozinhar depois que descongelar, viu?
Você pode cortar o brócolis e a couve-flor antes ou depois de branquear, fica a seu critério. Porém, vale destacar que fica bem mais fácil depois, quando eles estão levemente mais macios.
É comum encontrar algumas pessoas informando que é necessário cortar todas as arvorezinhas do brócolis e da couve-flor, mas isso não é verdade. Depois que você branqueia, elas se destacam sozinhas com mais facilidade. Porém, se isso não acontecer, você pode cortar como preferir, pensando em como irá utilizá-los
Na hora de armazená-los para congelar, dê preferência a sacos plásticos reutilizáveis, como ziplocks. Eles ocupam menos espaço dentro do seu congelador e ainda diminuem a criação de gelo nas verduras.
Um bom truque é usar um canudo para extrair todo o ar da embalagem, fazendo com que as verduras fiquem praticamente embaladas à vácuo, impedindo ainda mais a formação de gelo e garantindo que sua textura mudará menos, pelo pouco contato com a umidade do freezer.
Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data de validade, viu? Eles duram até 3 meses congelados!
É muito comum que as pessoas descartem os talos de brócolis e couve-flor, ou até mesmo já comprem sem eles, e é algo que o TudoGostoso não consegue entender. Afinal, existem muitas receitas deliciosas que podem ser preparadas com talos de brócolis e couve-flor: você pode comê-los cozidos com azeite e sal, assim como faz com as flores; também é possível usá-los para fazer caldo de legumes, sopas e cremes e muito mais.