A menopausa é um evento fisiológico que ocorre nas mulheres por volta dos 50 anos de idade. Essa condição é caracterizada pela suspenção definitiva da menstruação.
Os sintomas incluem as ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido e sintomas depressivos (choro fácil, tristeza, desinteresse em determinadas coisas).
Para combater esses sintomas, recomenda-se o consumo de alimentos que possuem fito hormônios. Portanto, aprenda a receita de 6 remédios naturais para a menopausa:
1. Vitamina de Soja com Ovomaltine
1 copo de leite de soja
1 banana congelada
2 colheres de ovomaltine ou alfarroba
Bata os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Além de delicioso, essa vitamina repõe as energias, e contém fito hormônios que auxiliam na regulação hormonal.
1 copo de iogurte de soja
½ mamão papaia
Açúcar à gosto
1 colher de linhaça moída
Bata no liquidificador o iogurte e o mamão. Em seguida, adoce a gosto e, depois, acrescente a linhaça moída.
3. Chá de Trevo-dos-Prados
2 colheres de flores secas de trevo-dos-prados
1 xícara de água
Ferva a água e depois acrescente a planta. Tape e deixe amornar. Em seguida, coe e beba. Recomenda-se tomar este chá diariamente para combater os sintomas da menopausa.
1 colher (sopa) de folhas secas de erva-de-são-cristovão
1 colher (sopa) de folhas secas de hipericão
1 xícara de água
Ferva a água e depois acrescente as plantas. Em seguida, deixe descansar durante 5 minutos. Coe e beba ainda morno, diariamente.
Como durante a menopausa ocorre um aumento de peso, o recomendado é utilizar o óleo de linhaça em pequenas quantidades, somente para cozinhar e temperar saladas.
Dose recomendada: 40 gramas de linhaça moída, cerca de 4 colheres (sopa), por dia como forma de reposição hormonal natural.
– Polvilhe 1 colher de sopa de linhaça em cima do prato do almoço e outra no prato do jantar;
– Tome 1 copo de suco de laranja batido com 1 molho de agrião e depois acrescente a linhaça moída;
– Acrescente 1 colher de sopa de linhaça moída num pote de iogurte ou numa taça de cereais com leite.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.