Os melhores remédios caseiros para o tratamento do chulé são aqueles que possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de bactérias, já que estas são responsáveis pelo odor e ainda reduzem o excesso de suor nos pés.
Dessa forma, o escalda-pés de tomilho ou de camomila, o pó de amido de milho com óleos essenciais, a loção com alecrim e o chá de ervas são excelentes opções para combater esse problema.
Confira agora as receitas de cada um desses remédios para tratar o chulé e ainda reduzir o excesso de suor nos pés:
25 gramas de tomilho seco
1 copo de vinagre de maçã
2 litros de água fervente
Coloque os ingredientes dentro de uma bacia e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Depois de amornar, coloque os pés dentro da bacia durante 10 minutos. Em seguida, retire e seque bem com uma toalha.
2 litros de água fervente
10 colheres (de sopa) de flores de camomila
Misture os ingredientes dentro de uma bacia e, depois de amornar, coloque os pés dentro. Deixe repousar durante 15 a 20 minutos. Faça este escala-pés todos os dias, depois do banho e antes de dormir, por pelo menos 1 semana.
50 gramas de amido de milho
2 colheres (sopa) de argila branca cosmética
10 gotas de óleo essencial de cipreste
10 gotas de óleo essencial de alfazema
3 gotas de óleo essencial de patchouli
Misture o amido de milho com a argila cosmética até que se forme uma mistura homogênea. Depois, adicione os óleos essenciais gota a gota, misturando-os no pó com os dedos. O pó resultante deve ser guardado em um recipiente fechado, onde deve permanecer por 2 dias. Esse tempo é necessário para que os óleos essenciais aromatizem completamente o pó. Depois desse tempo, pode-se usar o pó para aplicar nos pés antes de calçar.
2 xícaras de folhas de alecrim
Álcool etílico o suficiente para cobrir as folhas de alecrim
Em um recipiente largo, coloque as folhas de alecrim picadas e cubra com o álcool. Depois, tampe e deixe a solução repousar por 24 horas. Após esse tempo, esta loção pode ser massageada nos pés depois do banho. Pode-se repetir o procedimento quantas vezes for necessário.
5 gotas de óleo essencial de alfazema
3 gotas de óleo essencial de cipreste
2 gotas de óleo essencial de patchouli
Adicione os óleos essenciais em uma bacia com água morna e mergulhe os pés por aproximadamente 15 minutos.
– Mantenha os pés secos;
– Dê preferência aos sapatos abertos ou meias de algodão durante o tratamento;
– Mantenha os cuidados de higiene necessários com seus pés;
– Evite usar a mesma meia por dois dias seguidos;
– Evite o uso de calçados de plástico;
– Depois do banho, seque bem os seus pés.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.