O chá de hortelã, eliminador de bactérias e fungos, tem ótimos benefícios e pode ser usado para fins medicinais, já que possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Saiba porquê eles são indispensáveis e como usá-los corretamente!
Chá de hortelã
O chá de hortelã tem ação antiparasitária, podendo ajudar a combater a infecção por parasitas, como amebíase e giardíase. Ele possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas.
1. Ajuda no tratamento de gripes e resfriados
Já que possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais, descongestionantes e expectorantes, o chá de hortelã auxilia no alívio dos sintomas do resfriado e da gripe.
2. Alivia a dor de cabeça
O chá possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a dor. Também possui ação relaxante, diminuindo a tensão nervosa e muscular, que podem causar a dor de cabeça.
3. Ajuda a tratar infecções
Por possuir óxido de piperitona, um composto que possui propriedades antiparasitárias, ele atua como um complemento no tratamento de infecções causadas por parasitas.
Como prepará-lo
Para preparar o chá de hortelã, ferva 150 ml de água, e quando começar a ferver, apague o fogo. Depois, acrescente 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampe, deixe descansar por 5 a 10 minutos, coa e beba.
Chá de erva-doce
1. Ameniza cólicas;
2. Melhora náuseas;
3. Alivia gases;
4. Alivia dores de cabeça;
5. Fortalece o sistema imunológico;
6. Trata prisão de ventre;
7. Tem efeito calmante.
Uma das principais substâncias da erva-doce, o anetol, tem ação antiespasmódica, que promove o relaxamento da musculatura lisa, melhorando a digestão, diminui os movimentos peristálticos do intestino e reduz consideravelmente problemas gastrointestinais leves, distensão abdominal, cólicas e flatulência, ajudando também nos quadros de cólicas menstruais.
Como prepará-lo
Esmagar ou picar as sementes de erva-doce. Ferver a água e apagar o fogo. Transferir a água para uma xícara e acrescentar as sementes de erva-doce. Tampar a xícara e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!