Antes de aprender como tirar bicho-de-pé é necessário saber identificar seus sintomas. Em suma, a infecção provocada pela pulga Tunda causa lesões que ocorrem principalmente nas plantas dos pés, ao redor das unhas e no espaço entre os dedos. Entretanto, também pode ocorrer em outras regiões do corpo.
Após penetrar a pele, cerca de 30 minutos o parasita já produz os sintomas iniciais. Dessa forma, aparece no local uma mancha avermelhada com cerca de 1 mm, além de uma dor leve no local. Em seguida, outros sintomas podem surgir na pele, tais como:
Erupção na pele, com um ponto preto no centro e branco à volta;
Coceira;
Dor e desconforto;
Presença de secreção transparente ou amarelada, caso haja inflamação ou infecção local.
Enfim, após 3 semanas, os ovos já podem ter sido expelidos. E, quanto ao parasita, pode ter saído espontaneamente ou ser morto e eliminado do corpo pelo sistema imunológico. Todavia, a pulga pode ter deixado resíduos que podem permanecer meses na pele.
Ademais, o parasita que causa o bicho-de-pé habita em solos com areia e pouca luminosidade. Principalmente, em locais próximos a chiqueiros, a monte de esterco ou lixo. No entanto, a também pode estar presente nos pelos de cães e ratos, se alimentando do seu sangue.
Pois, quando a fêmea está cheia de ovos, ele procura por um hospedeiro, podendo ser um animal ou em pessoas, para penetrar na pele. Dessa forma, o parasita se infiltra deixando a parte posterior para fora. Por isso, fica um ponto preto no meio da lesão e, é assim que o parasita elimina seus ovos e as fezes.
Enfim, esses ovos tornam-se larvas em 3 ou 4 dias e, depois viram novas pulgas. Que podem infectar outras pessoas.
Apesar do parasita que causa o bicho-de-pé ficar na pele temporariamente, é importante que seja feito um tratamento adequado. Dessa forma, evitará complicações como infecção por bactérias, perda de unhas, formação de úlceras ou deformidades nos dedos. Além disso, impedirá que novos ovos sejam expelidos no ambiente e contamine mais pessoas.
Tem como tirar bicho-de-pé com tratamentos caseiros. Por exemplo, lavar os pés com vinagre e, em seguida fazer uma compressa de própolis. Dessa forma, o parasita será eliminado sem a necessidade de cortar a pele. Enfim, o tratamento caseiro é realizado em dois passos, são eles:
Por possuir propriedades antisséptica e antiparasitária, o vinagre e a calêndula ajudam a tirar o bicho-de-pé. Além disso, mantêm a pele limpa e saudável. Dessa forma, para o preparo você vai precisar de:
4 colheres (sopa) de flores de calêndula secas;
60 ml de vinagre;
100 ml de água fervente.
Então, pegue as folhas de calêndula e adicione em um recipiente com a água fervente. Depois, tampe e espere ficar morno. Ademais, coloque em uma bacia que caibam os pés e adicione o vinagre. Por fim, coloque os pés na bacia e deixe os pés de molho por 20 minutos. Repita de 4 a 5 vezes por dia.
Após lavar os pés, para finalizar o tratamento caseiro, aplique extrato de própolis diretamente na região afetada pelo bicho-de-pé. Em seguida, cubra com esparadrapo. Pois, o própolis ajuda na desinfecção da ferida, além de acelerar o processo de regeneração dos tecidos. Por fim, aplique o própolis sempre após a lavagem dos pés com o vinagre, durante 3 dias.
Agora que você já sabe como tirar bicho-de-pé, é preciso saber como evitar ser contaminado novamente. Para isso, você deve tomar os devidos cuidados:
Evite andar descalço ou permanecer em lugares que podem estar infestados pelo parasita;
Use botas de cano alto ao andar por locais propícios ao desenvolvimento da Tunga penetrans;
Examine regularmente os animais para prevenir infestações e retire os parasitas que encontrar;
Evite ir a praias onde animais frequentam;
Procure não entrar em casas abandonadas ou que não estão habitadas, pois podem abrigar pessoas ou animais infectados;
Não entre em contato com areia e grama que você não conheça a procedência.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!