A caspa é um problema bastante comum e afeta tanto os cabelos oleosos quanto os mais ressecados. Dessa forma, ela é uma condição muito incômoda, já que causa desconfortos e coceira.
São diversos os motivos que podem provocar a formação de caspas, como uma dieta muita ácida, transpiração intensa, desequilíbrios hormonais, shampoos abrasivos, tinturas, entre outros.
No entanto, os fatores psicológicos também podem estar relacionados com esse problema. Por isso, a baixa autoestima, o nervosismo e o estresse contribuem para a descamação do couro cabeludo.
Para te ajudar a combater esse problema, vamos compartilhar alguns remédios caseiros que são eficientes para eliminar as caspas e ainda proporcionam hidratação aos cabelos. Confira:
Aproveite o gel da babosa e passe-o no couro cabeludo. Deixe descansando por 10 ou 15 minutos e depois retire com água morna. Se desejar, repita o tratamento três vezes por dia.
O vinagre branco é um dos ingredientes mais eficazes para o combate das caspas. Basta misturar três copos de água com 1 copo de vinagre e esfregar em seu couro cabeludo. Deixe descansar a noite toda, depois lave normalmente.
Misture uma colher (sopa) de sálvia com uma (sopa) de alecrim e coloque numa xícara de água fervente. Feito isso, deixar esfriar e aplique no couro cabeludo. Faça este tratamento antes de passar o shampoo.
Amorne o azeite e massageie o couro cabeludo com ele. Depois, envolva com uma toalha ou touca por 30 minutos. Em seguida, escove (com uma escova normal) para remover caspa e lave o cabelo com shampoo, como de costume. O azeite hidrata e mantém o cabelo livre do ressecamento e da descamação.
Molhe o cabelo e esfregue com um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por 15 minutos e depois enxágue. Não use shampoo. Faça isso duas ou três vezes por semana.
Outra opção é adicionar diretamente o bicarbonato de sódio ao seu shampoo (de preferência um suave e de uso diário) e lavar seus cabelos normalmente. Dessa forma, o bicarbonato controlará o fungo causador da caspa. Além disso, ele também estimulará o couro cabeludo a produzir óleos naturais, impedindo o surgimento da caspa.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.