Os processos de bochechos e gargarejos são muito importantes para completar a higienização da boca, já que evitam o desenvolvimento de placas e ainda garantem maior frescor e bom hálito.
Além disso, os bochechos também ajudam a remover o cálculo dental (tártaro) que fica endurecido na superfície dos dentes. Dessa forma, eles previnem o surgimento de problemas como a cárie e gengivite.
Para te ajudar na melhora da sua saúde bucal, hoje vamos compartilhar a receita de um poderoso enxaguante bucal caseiro, mas, antes, confira algumas vantagens de fazer esse preparo em casa:
Fazer a sua própria mistura para eliminar a placa bacteriana e o tártaro é muito saudável, por conta do conhecimento sobre os ingredientes que são utilizados e também sobre as procedências de cada um. O bicarbonato de sódio, por exemplo, que é um dos ingredientes utilizados, é um produto natural muito eficiente para a limpeza.
Fazer a receita em casa é muito mais econômico do que comprar o enxaguente na farmácia ou em lojas. Além disso, o resultado é mais eficaz.
Os enxaguantes caseiros são livres de aditivos tóxicos, conservantes, corantes artificiais, aromatizantes e outras substâncias que podem ser nocivas à saúde. Isso garante uma maior qualidade ao produto.
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de água oxigenada 10 volumes
½ colher (chá) de sal
½ copo de água morna
1 xícara de água fria
1 escova de dentes
1 copo
Palito de dentes
Misturae o sal com o bicarbonato. Molhe a escova na água morna e mergulhe na mistura de sal e bicarbonato. Feito isso, escove os dentes cuidadosamente. Faça o procedimento por 2 minutos. Depois disso, misture água oxigenada com água morna e bocheche por um minuto. Remova o tártaro entre os dentes com um palito (com cuidado para não ferir a gengiva) e lave com água fria. Faça isso até 2 vezes por semana. É muito importante que você tenha em mente que não deve engolir a mistura. Escove seus dentes 3 vezes ao dia com uma pasta de qualidade.
Pegue 1 colher (sopa) de linhaça e coloque dentro da boca. Mastigue bem, mas não engula. Depois que as sementes estiverem trituradas, você vai esfregá-las nos seus dentes com o auxílio de sua escova dental. As sementes vão fazer o papel de sua pasta de dentes. Faça esta limpeza até 3 vezes por semana.
O sal do Himalaia possui propriedades antibacterianas e protege contra o tártaro, além de possuir um poder de clareamento dental. Coloque um pouco de sal do Himalaia na escova de dentes umedecida e escove normalmente, como se o sal fosse a pasta. Para finalizar, enxágue com bastante água. Você também pode utilizar o sal como um enxaguante bucal. Dilua meia colher (chá) de sal em um copo de água e faça bochechos antes de dormir.
Atenção: hipertensos não devem fazer estre tratamento por conta do sal.
As informações contidas nesse site referem-se a tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.