Arroz com feijão é uma combinação clássica no prato dos brasileiros, mas às vezes é necessário substituir o arroz na alimentação por uma questão de saúde ou recomendação nutricional. A boa notícia é que existem diversos alimentos saudáveis e nutritivos que podem ser consumidos no lugar docereal! Eles também são boas fontes de carboidratos, fibras e garantem mais saciedade e boa digestão. Confira a lista!
Quinoa
Para substituir o arroz, a quinoa deve ser consumida em grãos. Cozida, ela tem um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral. A quinoa também pode ser incrementada com legumes como cenoura e abobrinha. O alimento é cheio de nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e ômega 3.
A quantidade de fibras também é uma ótima pedida para melhorar o funcionamento do intestino. Se você nunca preparou a semente, saiba que ela deve ser hidratada antes de ir para a panela, mas não precisa passar muito tempo cozinhando.
Amaranto
O amaranto não é um alimento tão conhecido por conta do preço mais elevado, mas é uma ótima pedida para colocar no prato no lugar do arroz. É um pseudo cereal, assim como a quinoa, rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro e cálcio. O consumo está associado à redução do colesterol ruim, fortalecimento da saúde dos ossos e do sistema imunológico. O preparo também é bem parecido com o arroz: basta cozinhar numa panela com água por cerca de 20 minutos.
Cuscuz marroquino
O cuscuz marroquino é feito de sêmola de trigo. Além de ser fonte de carboidrato, é um alimento com fibras, potássio e vitaminas A e B. O selênio na composição também promove uma importante ação antioxidante. Esse tipo de cuscuz tem índice glicêmico mais moderado e fica perfeito quando incrementado com legumes e gotinhas de limão.
Batata-doce
A batata-doce é um bom substituto para o arroz porque é uma boa fonte de carboidrato. Quando cozida, tem um baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvida mais lentamente pelo organismo, garantindo um equilíbrio nos níveis de açúcar do sangue. O alimento ainda é uma ótima fonte de antioxidantes, fibras, vitamina A e minerais.
Mandioca
A mandioca também é um carboidrato com baixo índice glicêmico que vai se transformando em energia de forma gradual. O alimento também tem bastante fibras. Entre os nutrientes presentes na composição da raiz estão vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. É importante que ela seja preparada longe do óleo! O ideal é que seja cozida para não perder os nutrientes.