Inguinal: ocorre quando a gordura, o intestino ou a bexiga se projeta através da parede abdominal ou no canal inguinal na virilha. Este é de longe o tipo mais comum de hérnia na virilha e ocorre mais em homens.
Femoral: desenvolvem-se quando o intestino entra no canal que transporta a artéria femoral para a parte superior da coxa. Este tipo de hérnia na região da virilha é mais comum em mulheres.
Incisional: também chamada de hérnia ventral, este tipo aparece quando o intestino atravessa a parede abdominal no local da cirurgia abdominal anterior.
Umbilical: ocorre quando o intestino delgado passa pela parede abdominal próximo ao umbigo. Desse modo, elas são mais comuns em recém-nascidos e mulheres grávidas.
Hiatal: esse tipo de hérnia ocorre quando a parte superior do estômago se comprime através do hiato, isto é, uma abertura no diafragma por onde passa o esôfago.
A rigor, todas as hérnias são causadas por uma combinação de pressão e uma abertura ou fraqueza do músculo ou fáscia. Dessa forma, a pressão empurra um órgão ou tecido através da abertura ou ponto fraco.
Às vezes, a fraqueza muscular está presente no nascimento; mais frequentemente, ocorre mais tardiamente. Qualquer coisa que cause um aumento na pressão com fraqueza muscular no abdômen pode causar uma hérnia, incluindo outros fatores como:
Levantar objetos pesados sem estabilizar os músculos abdominais;
Diarreia ou prisão de ventre;
Tosse ou espirro persistente;
Obesidade, má nutrição e tabagismo também podem enfraquecer os músculos e aumentar a probabilidade de hérnias.
Os sinais e sintomas de hérnia incluem:
Nódulo ou protuberância na área, que se torna mais evidente quando você está de pé, especialmente se você tossir ou coçar;
Sensação de queimação ou dor na protuberância;
Dor ou desconforto especialmente ao se curvar, tossir ou levantar;
Fraqueza ou pressão no local da hérnia;
Obstrução intestinal, como náuseas e vômitos;
Existem muitos tratamentos que oferecem alívio temporário da dor causada por uma hérnia, mas a cirurgia é a única cura. Dependendo do tipo de hérnia, os médicos recomendam o a cirurgia aberta ou laparoscópica.
Cirurgia aberta – neste caso, o cirurgião faz uma incisão diretamente sobre a hérnia e geralmente usa-se uma tela para fechar o orifício formado pela hérnia. Isso geralmente pode ser feito em ambulatório, sob anestesia local com sedação.
Cirurgia laparoscópica – o cirurgião insere pequenos tubos chamados portas no tecido abdominal, e a tela cirúrgica é colocada por esses tubos. Portanto, essa abordagem pode ser usada para hérnias da parede abdominal pequenas e grandes.
Embora alguns pacientes possam adiar o tratamento para evitar a cirurgia, isso pode estar atrasando o inevitável, ou seja, as hérnias nunca diminuem e nunca desaparecem por conta própria. Assim, a maioria dos pacientes opta pela cirurgia porque a dor e o desconforto se tornam insuportáveis.
Então, se gostou deste conteúdo, leia também: O que é um cisto? Definição, tipos, causas e tratamentos.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!